quinta-feira, 22 de agosto de 2024

8 ANOS DE SOBREVIDA


Caros Amigos, fez oito anos que recebi o diagnóstico de cancro do rim, que me retiraram o rim doente e que comecei a fazer tratamentos por via oral diários, na altura todos os medicos diziam que era dificil ultrapassar os 5 anos pelo que ter chegado até aqui é motivo para muita satisfação e sobretudo muita gratidão a Deus.

Gratidão a Deus porque não existe nenhuma formula mágica para aumentar a sobrevida, nenhum tratamento milagroso, nenhuma receita alimentar que nos livre desta doença apesar de muito se escrever na internet, nada foi até hoje comprovado cientificamente, afinal tudo depende da agressividade de cada tumor.

Nestes oito anos muita coisa se passou, 5 tratamentos inibidores de crescimento das raizes de celulas malignas e por esta ordem, sunitinib, pazopanib, axitinib e cabozantinib e uma imunoterapia, nivolumab que infelizmente não conseguiu travar a progressão da doença.

Mas desengane-se quem pensa que estas sobrevidas não têm custos porque os têm e graves. Estes inibidores pelos quais passei têm muitos efeitos secundários semelhantes à quimioterapia convencional ainda que não façam cair o cabelo. São medicamentos muitíssimos agressivos e que no meu caso levaram a:

  • Problemas na tiroide;
  • Problemas vasculares graves que se traduziram na amputação da perna esquerda com muitas dificuldades no uso de prótese, e
  • insuficiência cardíaca grave e alguns enfartes que nao dei conta;
  • liquido entre os pulmões e a pleura provocados pela insuficiência cardíaca.

Por tudo isto e como devem calcular vi-me reduzido da maior parte da qualidade de vida, circunscrito a uma cadeira de rodas, pois tenho tido muita dificuldade em me adaptar à prótese, a amputação foi trans-femural (acima do joelho) o torna o uso da prótese mais dificil.

A insuficiência cardíaca ja me levou nas ultimas semanas a dois internamentos para sujeição a cirurgia para me retirar o liquido dos pulmões e a usar suporte de oxigénio permanentemente.

Em 2023, Os problemas vasculares levaram me ser sujeito a 7 cirurgias um período de 12 meses.

Viver assim é muito penoso e já pouco prazer me dá por isso o fim deste ciclo de vida prevejo venha a ser mais um alivio do que outra coisa.


11 comentários:

  1. Corgem Zé um grande abraço meu e da minha esposa

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijinho, Francisco.

    ResponderEliminar
  3. Querido Zé Francisco tens sido um exemplo de força e coragem tão grandes que me faz sentir muito pequenina, tu é a tua Lena sempre ao teu lado! Imagino também como tudo agora é penoso, mas os teus amigos estarão sempre contigo e com a Lena! Um abraço enorme, queridos Amigos, Cristina

    ResponderEliminar
  4. Força Zé . Grande abraço. Luís

    ResponderEliminar
  5. Ó grande Amigo. Tudo tem um princípio um meio e um o fim.ninguem e eterno nesta falsa vida. Pena que nesta vida nao havia necessidade de tanto sofrimento. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Um grande abraço Francisco. És grande 🥰🍀

    ResponderEliminar
  7. Franciso Tenho grande admiração por sim, foi por si que fui recebida nos Novos Trilhos. Um grupo fantástico com pessoas muito interessantes e com um grande lider, o Francisco acompanhado da sua esposa sempre bem disposta.
    A vida trás grandes desafios e sem dúvida que esta fase pela qual está a passar há já 8 anos é bem difícil. Que Deus o ajude a manter a fé e o discernimento, igual ao que usou ao escrever esta mensagem que a todos toca, tenho a certeza. Um beijinho vou rezar por si.

    ResponderEliminar
  8. Um grande, grande abraço Francisco

    ResponderEliminar
  9. Um grande bem haja Francisco e para a Lena também. Bjs grandes

    ResponderEliminar
  10. Não nos conhecemos pessoalmente, sou marido da Ana Paula Almeida sua colega na Maria Lamas, amigo do meu amigo meu amigo é.
    Pelo que sinto, aconteça o que acontecer terá cumprido a sua "estadia" de forma nobre e amiga.
    Garantidamente que tem uma grande riqueza, que são os amigos/as.
    Abraço

    ResponderEliminar