quarta-feira, 18 de abril de 2018

Caminhadas e angariação de fundos para a Luta contra o Cancro

Em finais de 2011 resolvi iniciar um projeto de caminhadas, tendo como objetivo criar um grupo de amigos que de uma forma mais ou menos continuada praticasse semanalmente o pedestrianísmo de cariz gratuito e índole desportiva ou como alguém mais tarde apelidou de cariz radical... Uma das vantagens além da pratica de exercício semanal seria também a preparação física para as atividades de montanha que eu costumava efetuar nas férias.

Lancei a primeira caminhada oficial em Dezembro de 2011 e o sucesso foi imediato, apareceram mais de 30 pessoas, desde aí nunca mais parei e o grupo foi crescendo e hoje somos mais de 50 que de uma forma mais ou menos regular nos encontramos semanalmente para conviver e caminhar...

Depois do Verão de 2016 quando reiniciámos as caminhadas e na sequência de todos estes acontecimentos senti que tinha que modificar algo nesta atividade porque depois deste processo tudo mudara na minha vida principalmente a forma como via as coisas e o sentido que via nelas, algumas deixaram de fazer sentido, outras ganharam um sentido inesperado... e para que este meu hobby das caminhadas continuasse a fazer sentido tinha que haver algo mais...então resolvi introduzir um peditório de angariação de fundos em cada caminhada, onde cada um dá o que quiser e se quiser... e o produto da recolha é doado à Liga Portuguesa Contra o Cancro....

Mais uma vez a ideia teve um sucesso inesperado como quase tudo o que aconteceu neste grupo! uns por solidariedade para comigo, outros porque acharam a ideia genial e outros pelas mais variadas razões todos concordaram que era um boa ideia e as recolhas foram efetuadas desde aí em todas as caminhadas, desde Setembro de 2016 até 31 de Dezembro de 2017 foram recolhidos 3.400 euros e em 2018 já vai em 770 euros, o resultado dos peditórios é publicado no site do grupo na internet, regularmente é feita a entrega na Liga e os recibos são também publicados no site para que haja transparência no processo.

Quando senti que a ideia tinha vingado e todo o grupo tinha concordado, senti-me muitíssimo feliz e bem comigo próprio, era como se todo este projeto de juntar amigos e caminhar pela natureza tivesse finalmente atingido o seu objetivo mais nobre, a sua missão definitiva, foi o juntar mais um sentido à última fase da minha vida... e acreditem que nesta fase há mesmo que procurar mais sentidos, mais razões para continuar aqui... e sempre que conseguimos justificar a nossa existência tudo isto ganha mais suporte e ajuda-nos imenso a viver... ao ajudar sentimo-nos ajudados... e isso é muito gratificante!

Ao mesmo tempo ajudamos também os outros a procurarem um sentido, eu tenho reparado que as pessoas gostam de fazer esta doação, vejo que se sentem melhor consigo próprios por contribuírem para uma causa que todos consideram justa e nobre... é importante este doar aos outros nas nossas vidas, é a contrapartida da gratidão que sentimos por estarmos aqui, sábado após sábado, a caminhar pela natureza por montes e vales e sonhos encantados!

Obrigado aos Novos Trilhos pelo seu empenho nesta causa!

Sem comentários:

Enviar um comentário