quarta-feira, 4 de abril de 2018

Gran Paradiso - O cumprimento de um sonho


Depois de ter melhorado e estabilizado os efeitos secundários com a mudança de medicamento decidi então marcar a viagem para os Alpes, destino: Parque Nazionale del Gran-Paradiso, nos Alpes Italianos. O Gran Paradiso é o único pico alpino com mais de 4 mil metros totalmente em território italiano pois todos os outros fazem fronteira com outros países, França, Suíça e Áustria.

Esta zona dos Alpes caracteriza-se pela sua beleza e natureza ainda muito selvagem, situado entre a fronteira francesa e o vale de Aosta, é um verdadeiro paraíso para apreciadores de trekking de montanha como é o meu caso.

Não pretendíamos subir ao pico do Gran Paradiso com os seus 4.061 metros, mas sim fazer um circuito que cruzasse os vales e os vários colos com mais de 3.000 metros deste parque natural. Noutra altura teria feito este circuito sozinho mais a minha mulher com fizemos outros antes, mas agora nesta condição sentia-me mais seguro com o percurso contratado por uma empresa especializada com guia e toda a segurança inerente, não porque não me sentisse fisicamente capaz, mas porque o stresse de poder acontecer alguma coisa me retiraria todo o prazer da atividade.




 


Partimos para Lyon, comboio até Bourg-Saint-Maurice, perto do Vale de Isére, os serviços da empresa tranportaram-nos até ao vale de Aosta em Itália onde iniciámos o percurso, foram 7 dias de trekking intenso, todos os dias subidas e descidas de mais de 1.000 metros abruptas e selvagens, com sol, frio e neve, paisagens de cortar a respiração, senti-me no sétimo céu... o regresso ao ambiente espetacular dos refúgios de montanha, os convívio com os outros participantes, senti o quanto gosto da vida e deste tipo de atividades... o percurso de uma beleza ímpar, os refúgios italianos sempre muito acolhedores, enfim... que podia eu mais querer? Alguns meses antes estava a ler o diagnóstico de metástases por email pensando que a vida acabava ali... agora sabia que ainda era possível ter os meus momentos de felicidade e desfrutar do tipo de atividades que mais prazer me dá... melhor era difícil...











Por conselho da médica deixei de tomar o Pazopanib durante 12 dias, alguns dias antes e durante a atividade de forma a tornar menos penosa esta viagem e claro... sem quaisquer efeitos secundários senti-me completamente normal, como se fosse uma regressão à época antes do cancro... uma maravilha... um dia subíamos um trilho bastante duro e a meio parei olhei para a minha mulher e disse-lhe... "Sinto-me tão feliz mas tão feliz que mesmo quando penso no cancro é como se fosse uma coisa fofinha..." ela sorriu soltamente, eu também e continuamos o nosso quase sonho...



cancer renal


Considerei-me um verdadeiro eleito com a gratidão ao rubro.... era bom estar ali, era bom estar vivo, era bom ter conseguido regressar às montanhas... era bom não ter efeitos secundários e estar normal... era bom estarmos os dois ali... como se nada se passasse... Mesmo nas alturas más, consegue-se sempre viver momentos de felicidade eterna, mas para isso há que abrir o espírito, desfocar da doença e desfrutar do que ainda temos com tanta intensidade quanta conseguirmos.....!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário