quinta-feira, 22 de março de 2018

Os meus amigos Mono-Rins ou Mono-Riñones


Quando me indicaram o tratamento com sunitinib comecei de imediato a fazer pesquisas mas com muito poucos resultados, as referências na Internet além de estarem em inglês eram mais de carácter técnico e pouco me ajudavam. 

A liga portuguesa contra o cancro tinha muitos testemunhos mas quase todos de cancro de mama, pulmão e próstata, os mais conhecidos, e sempre frases muito curtas que de pouco me serviam. Encontrei a associação de câncer espanhola e vi que tinha um fórum onde qualquer pessoa podia escrever e como tenho alguns conhecimentos de espanhol decidi colocar um post a procurar pessoas que conhecessem o medicamento e os seus efeitos... Pouco tempo depois recebi resposta de uma amiga espanhola catalã dizendo que tinham um grupo no whatsapp com mais pessoas que tinham cancro renal, a maior parte deles metastizados e se eu queria integrar o grupo... Foi para mim uma das melhores noticias depois que esta montanha russa começou!

Um grupo espetacular que me recebeu de braços abertos mesmo com a barreira linguista, foi extraordinário encontrar pessoas com o mesmo problema, com as mesmas angustias, a mesma predestinação.
Neste grupo ajudo e sou ajudado, começa logo bem cedo pela manhã, vamos acordando e dando os bons dias uns aos outros, é incrível a alegria com que vivemos cada dia, não é um grupo de choros nem de lutos, não é um grupo de predestinados não senhor... claro que falamos da doença, damos conselhos uns aos outros sobre a forma de ultrapassarmos os efeitos secundários, damos força quando algum está em baixo, mas sabemos que temos ali um grupo de pessoas que nos ouvem mesmo, que entendem as nossas angustias e as nossas frustrações muitas vezes mesmo sem dizermos nada... porque todos nós estamos a passar pelo mesmo...

Podem pensar que se trata de um grupo doentio, mas meus amigos, muito longe disso, rimo-nos contamos piadas, por vezes rimo-nos da própria doença, é sobretudo um ponto de apoio para todos! 3 meses depois os do lado ocidental da península ou Ibéria como nós lhe chamamos para quebrar a barreira fronteiriça, fizemos um encontro em Lisboa, eu o meu amigo Juan de Ayamonte e o nosso amigo Ivan da Coruña, foi um fim de semana espetacular, fartamo-nos de passear, comer e beber (sim porque também ainda gostamos de vinho e de boa comida) fomos aos fados, enfim... um fim de semana de festa, quem nos visse ninguem diria o motivo que nos tinha junto....

Em Junho de 2017 fizemos um mega encontro nas Astúrias em Llastres, uma bela vila piscatória, vieram de toda a Ibéria, da Catalunha, do País Basco, de La Mancha e da Andaluzia, ocupamos um alojamento turístico só para nós e foi um fim de semana inesquecível, infelizmente um deles ja partiu, o nosso querido José de Bilbao... mas ficou-nos a recordação dele, do seu bom humor.....

Este grupo foi, é... e vai continuar a ser um dos meus principais pilares de sustentação, logo a seguir à minha família claro... e estou grato mas mesmo muito grato por tê-los encontrado, e claro como todos nós apenas temos um só rim... eu chamo-os os meus Amigos Mono-Rinhons!

May, Juan, Ivan, Celsa, Isa, Pepe, Lukene, Maria, Santi, Rebeca, Manolo e otros!

Muchas Gracias por seguiren aí!


Sem comentários:

Enviar um comentário