domingo, 18 de março de 2018

INTRODUÇÃO

Pois é.... tenho cancro renal! Em Janeiro de 2016, aos 53 anos, foi-me diagnosticado um tumor maligno no rim esquerdo... em Fevereiro foi-me removido o rim por laparoscopia, tendo na altura sido a opinião médica geral que o tumor estaria circunscrito ao rim, mas no primeiro controlo de tac, em Julho seguinte, fiquei a saber que afinal havia metástases milimétricas nos pulmões. Iniciei o tratamento com bloqueadores de angiogénese, primeiro o sunitinib (Sutent) e depois com o pazopanib (Votrient), o primeiro com muitos e fortes efeitos secundários e e o segundo já com menos efeitos e mais fracos, ainda com algum desconforto mas ainda assim suportáveis...

Actualmente ainda me encontro na primeira linha de tratamento..., existem mais 2 linhas com efeitos mais fortes e menos eficazes... depois disso serão os tratamentos paliativos e o fim....

Vou aceitando o meu final aos poucos conforme consigo, com avanços e recuos na aceitação, com momentos de tristeza e dor (por enquanto ainda não física), um dia de cada vez... mas ainda consigo ter momentos felizes de eternidade... é preciso procurá-los, a felicidade não vem de fora, vem de dentro... há que construí-la.... a morte é eminente, sei que não vou viver muito tempo, mas sei que posso melhorar o tempo que me resta... é nesse aspecto que foco os meus dias, nas minhas rotinas, no meu trabalho, nos meus hobbies, nas minhas viagens, nos meus encontros com os amigos e família, tudo serve para melhorar a qualidade da minha vida... porque a vida há que vivê-la com sentido....porque é uma dádiva que o poder superior nos oferece.. seja qual for o poder superior em que acreditemos ou mesmo na falta dele... ela nunca deixa de ser uma dádiva....


Vou tentar neste blogue transmitir os momentos que passei, bons e maus, tendo como objectivo ajudar a melhorar as vida das pessoas que se encontram em situações semelhantes à minha e se possível criar um grupo de amigos que possamos entre ajudar-nos mutuamente, porque quando entramos neste mundo oncológico sem esperança de cura.... entramos num caminho solitário que amplia a nossa dor e o nosso sofrimento... raramente as pessoas nos conseguem ajudar... muitas vezes com a melhor das intenções mais não fazem do que aumentar a nossa angustia e assim contribuir para o nosso maior isolamento.... não é fácil... mas não tem necessariamente que ser tão mau...


Espero sinceramente que possa ajudar alguém!

Sem comentários:

Enviar um comentário