segunda-feira, 19 de março de 2018

1ª Decisão pós cancro - Travessia dos Pirinéus


Tive a noticia das metástases e toda a panóplia do champalimaud e psicólogo na semana anterior a uma atividade que tinha marcado para as montanhas, levar um grupo de 18 pessoas do meu grupo de caminhadas para os Pirineus fazer uma travessia entre refúgios com 5 dias de percurso sempre por cima dos 2.000 metros e ascensão ao pico mais alto dos pirineus catalães, o pico do estado, ou pica d'estats a 3.143 m de altitude.

Pode-se imaginar o meu estado anímico face a esta atividade programada.... a primeira ideia que me ocorreu foi desistir... havia outros dois elementos que tinham experiência em guiar o grupo, inclusive um deles tinha experiência em alta montanha e por isso tudo se poderia resolver sem mim... mas ao mesmo tempo não tinha condições psicológicas para falar nisto aos meus amigos, tudo era novo, inesperado, perdido... o que se possa imaginar.. então falei com 1 das pessoas que me podia substituir a apresentar a minha desistência, contei-lhe o ocorrido, e a ele devo o facto de não ter desistido, encorajou-me a ir, a guiar o grupo como se nada fosse e a enfrentar a realidade... acabei por aceitar e fui.... hoje agradeço do fundo do coração ao meu amigo Arménio que me deu a força que me faltava e me encorajou a ir....e foi talvez a primeira de muitas decisões positivas que marcaram todo o meu percurso nestes tempos.

Adicionar legenda






No dia 10 de Agosto, lá partimos direito aos pirineus catalães, fazer o percurso da Porta del Cel... durante os 5 dias guiei o grupo tal como o teria feito se não tivesse esta noticia comigo... durante o dia estava tão ocupado e focado no percurso, no trilho, na responsabilidade do grupo e isso fez com que fosse mais fácil desfocar do meu problema e à noite tomava Xanax que juntamente com o cansaço me ajudava a dormir até à manhã seguinte.... e foram 5 dias maravilhosos em que experimentei as sensações mais estranhas e mais antagónicas que se possa imaginar, lembro-me de no ultimo dia haver uma subida muito íngreme...e o grupo já apresentava algum cansaço e eu subi na frente e gritei para os motivar - vocês são grandes, vocês são capazes, bora lá.... força na subida e ao mesmo tempo que soltava palavras de encorajamento as lágrimas corriam-me pela cara abaixo.... mas consegui limpá-las a tempo de eles chegarem ao local onde eu estava.... minutos depois tirava uma foto a dar um passo de tango com a minha mais que tudo... para memória futura...



No final, quando chegámos aos carros e ao hotel onde iríamos ficar para regressar a casa, veio a parte mais difícil.... O regresso à realidade... a confrontação com um futuro escuro e ou mesmo a sua ausência... devo admitir que foi duro, lembro-me como se fosse hoje a tomar uma cerveja com uma amiga que sabia da história lhe comentar... Como vou eu ser capaz de viver sem futuro? Como?

Mas afinal habituei-me mais facilmente do que esperava a essa realidade, viver o Hoje!



Sem comentários:

Enviar um comentário