terça-feira, 20 de março de 2018

Saída forçada da CUF e portas fechadas no IPO


Depois de iniciar ao tratamento como dito sunitinib fui chamado ao gestor oncológico da CUF para me dizer que não podia continuar a ser seguido na Cuf Descobertas porque tinha atingido o plafond do meu seguro de saúde uma vez que cada caixa para 4 semanas de sunitinib custaria ao hospital cerca de 6.000 euros e a juntar ao custo da operação já tinha atingido o plafond máximo do seguro e por isso deveria pedir a entrada num hospital publico....

Dirigi-me logo de seguida ao meu medico de família que efetuou o pedido para dar entrada no IPO, pedido recusado por insuficiência de informação, o pedido dizia neoplasia renal com metástases pulmonares.... será que é preciso muito mais que isto? enfim... novo pedido com a historia toda pormenorizada, nova recusa desta vez por motivos "diversos", ou seja, o IPO tem 15 dias para responder e aceitar a entrada do doente... e vai ganhando tempo recusando os pedidos com motivos absurdos...

Entretanto a caixa do medicamento ia se esvaziando... as possibilidades de entrar no IPO iam escasseando, enquanto eu ainda tentava encontrar-me no caos em que se tinha transformado a minha vida... lidar com este tipo de problemas quando nem sequer sabemos muito bem como enfrentar o dia seguinte é o mais macabro que pode imaginar....  O medicamento acabou! eu sem hospital para me dar o medicamento, escusado será dizer que dado o seu custo e especificidade o sunitinib nem os outros medicamentos oncológicos são comercializados nas farmácias, apenas os hospitais os podem dar aos seus doentes... 2 dias depois de ter acabado os comprimidos, consegui uma consulta no Amadora-Sintra, depois de bater a muitas portas... enfim... a saúde portuguesa no seu melhor...

Fiquei a saber que os doentes que estão no sistema de seguros privados, quando se esgota o plafond não dão bem recebidos nos hospitais públicos, especialmente no IPO porque dizem que quando entramos lá passamos a frente dos doentes deles.... é do mais hipócrita este tipo de afirmação... eu era doente de quem? e à frente de quem tinha passado? se eu fui operado no privado paguei para isso... com o meu seguro e dei oportunidade que alguém fosse operado na minha vez num hospital publico com que direito se diz uma barbaridade destas a doente que vem do privado? é incompreensível mas o conselho que eu dou agora a qualquer pessoa que esteja a iniciar o processo é mesmo que seja operado no privado que dê logo entrada no sistema publico porque depois vai ver-se na mesma situação em que fiquei....

O Amadora-Sintra recebeu-me e estou grato por isso mas o sistema interno do hospital deixava muito a desejar pelo continuei a enviar pedidos para entrar no IPO e 3 meses depois lá consegui entrar no grupo dos doentes deles.... os bafejados pela sorte.... é triste mas é a realidade do serviço nacional de saúde que temos...

Por isso meus amigos, há que ter força, há que lutar para conseguirmos aquilo a que temos direito, eu sei que é difícil na situação anímica em que nos encontramos lutar contra um sistema destes, mas para viver a vida há que conquistá-la... há que fazer a nossa parte... ninguém nos disse que as nossas vidas seriam fáceis... nem o fim delas... mas lutando sentimo-nos vivos e isso é tão importante nestas situações!

Viva la vida!




Sem comentários:

Enviar um comentário